sábado, 14 de setembro de 2013
Manhã de domingo no Museu Soares dos Reis!
Qual é a idade mínima para levar o seu filho ao museu pela primeira vez?
Eu nunca soube qual era a resposta para esta pergunta, por isso deixei-me levar pelo instinto!
Como todos os bebés, a minha filha olhava estarrecida para os objectos coloridos e brilhantes que lhe passavam diante dos olhos, a partir do momento em que começou a ter percepção daquilo que a rodeava!
Uma das formas de lhe acalmar os ataques de choro enquanto ainda bebé, era quando lhe mostrava a colecção de ímans que vivem na porta do meu frigorífico!
Descobri isto por mero acaso, enquanto deambulava pela casa com ela ao colo, numa tentativa de acalmar aquele choro enigmático que não é por fome, nem sono ou cólica aparente...
A minha colecção de ímans é considerável e compõem-se essencialmente de recordações das minhas viagens anteriores ao nascimento dela! A maioria representam alguns dos meus quadros favoritos dos museus que visitei!
Foi este facto que me levou a pensar que não deveria esperar pela idade em que ela caminhasse pelo próprio pé para mostrar-lhe "ao vivo" o que aquelas figuras coladas ao frigorífico lá de casa representavam!
Assim, a minha sugestão de hoje é que visitem o Museu Soares do Reis num domingo de manhã!
A colecção de obras compõem-se de pinturas e esculturas de mestres portugueses, e também de artes decorativas. A variedade vai ajudar a renovar o interesse, tornando assim a deambulação menos cansativa.
Um conselho importante que aqui lhe deixo é que veja o museu pelos olhos do seu filho!
Quero com isto dizer que não deverá maçá-lo, forçando-o a ver as obras uma a uma numa tentativa de torná-lo instantaneamente num perito em arte!!!
Vá caminhando pelas salas e corredores, detendo-se apenas nas obras que lhe vão captar a atenção, como por exemplo, aquelas que retratam outras crianças ou objectos que lhe são familiares ou do seu agrado!
E é por este motivo que lhe sugiro a visita numa manhã de domingo: o bilhete é gratuito! Não vai ficar com um peso na consciência, como se tivesse gasto dinheiro e no final não visse o museu com toda a atenção que este lhe merece!
O gosto pelas obras de arte é algo que se cultiva, e se começar aos poucos desde pequenino vai em breve perceber que será pela iniciativa do seu filho que se seguirão novas visitas!
Algumas das obras que têm grandes hipóteses de lhe vir a agradar são o "Esperando o sucesso" e do Henrique Pousão e a "Tigela partida" do Silva Porto! Tenho a certeza que o seu filho se irá solidarizar com as personagens e as situações retratadas!
Para terminar a visita calmamente, pode almoçar na cafetaria, de preferência na esplanada se o tempo o permitir. O menu não é muito variado, mas é saudável e adequado às crianças, e por um preço simpático pode fazer a refeição fora de casa num ambiente descontraído.
Para mais informações, visite o site do museu: http://www.museusoaresdosreis.pt/pt-PT/Default.aspx
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário