terça-feira, 17 de setembro de 2013
Trilhos em família
Antes da nossa filha nascer, éramos uns grandes entusiastas dos trilhos de montanha!
Só mesmo nos fins-de-semana de chuva ou de calor excessivo é que não partíamos de mochila às costas e bastão na mão para mais um percurso por entre a natureza!
A sensação é mágica, o tempo corre mais devagar e sentimos que o cansaço físico nos revigora a mente!
Quando engravidei tivemos que premir o botão de pausa até que a nossa princesa tivesse idade para nos acompanhar!
A questão da idade para acompanhar os adultos num trilho é algo relativa... Depende acima de tudo do grau de dificuldade do percurso!
A minha filha tinha 1 ano de idade quando nos acompanhou pela primeira vez! Ainda nem sequer andava pelo próprio pé! Mas fizemos um dos trilhos da Lagoa de Bertiandos e, como o piso não é muito acidentado, ela foi durante quase todo o tempo sentada no carrinho de passeio! Foi muito divertido!
Antes de se lançar à aventura, tem que ter em conta que o material necessário é importante, mas para os trilhos que aqui vou sugerir não é indispensável que possua todo o equipamento. Basta que o calçado seja adequado (umas boas sapatilhas de montanha são até bastante económicas!), chapéus para todos, e que leve uma mochila com água e algumas sandes, ou bolachas e fruta, dependendo da hora a que fizerem a caminhada!
Quando já todos estiverem confiantes, podem começar a aumentar o grau de dificuldade dos percursos, e nesse caso já será conveniente levar um bastão para apoiar nas subidas e descidas mais acentuadas, e também um pequeno kit de primeiros socorros (eu nunca usei o meu, mas é sempre bom ter um!).
E agora vamos à minha sugestão de trilhos de baixíssima dificuldade, e por isso acessíveis às crianças quando acompanhadas por adultos, obviamente!
Já referi as Lagoas de Bertiandos, e na verdade é um excelente ponto de partida para os novatos nestas andanças! Há vários trilhos com diferentes graus de dificuldade, mas são quase todos planos e com sombra! A sinalização é óptima e a paisagem é excelente!
Aqui fica o link para informações adicionais: http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/ver.php?cod=1B0K
Outra sugestão é para um lindo percurso no Gerês: o trilho do Mezio!
O site da Adere é muito bom, já que indica o estado actualizado em que se encontram os trilhos do parque nacional! Esta questão é particularmente importante no Inverno em que as chuvas podem deixar os trilhos alagados!
http://adere-pg.pt/trilhos/imagens/ficheiros/074518_1_7219_TrMezio.pdf
Por fim, a minha última sugestão vai para um percurso em Paredes de Coura. Este já é um pouco mais extenso, pelo que é aconselhável a crianças que já sejam capazes de percorrer cerca de 4,5 km sem dificuldade!
http://www.cm-paredes-coura.pt/portal/page/paredesdecoura/portal_municipal/Turismo/Percursos_Pedestres/02AltodosMorroes.pdf
Como devem ter reparado, todos os trilhos são no Minho... eu não conseguia escrever sobre caminhos que eu própria não percorri, daí a limitação geográfica que está aqui subjacente!
No entanto, agradecia entusiasticamente as vossas sugestões de outros percursos que possam enriquecer este post.
Bons passeios e divirtam-se!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário